sobre

O ENAV

Idealizado em 2001 como um evento para promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os estudantes de Engenharia Naval no Brasil, o Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Naval, o ENAV, é uma das principais convenções realizadas no país no âmbito Naval-Oceânico, e alcança em 2019 a sua XV edição. 
O encontro reúne estudantes da área das cinco grandes universidades brasileiras que oferecem o curso de Engenharia Naval: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Universidade de São Paulo (USP). 
A cada edição, os estudantes dessas universidades se organizam para a confecção de editais com suas propostas e temáticas, competindo para decidir qual será a instituição que sediará o evento daquele ano. 

A ORGANIZAÇÃO

Em 2019, a universidade escolhida para sediar o ENAV XV é a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tradicionalmente tida como uma das melhores universidades de Engenharia de todo o país (RUF, 2018). 
O evento será realizado mediante uma comissão organizadora, formada pelos próprios alunos, e contará com o apoio e patrocínio de instituições públicas e privadas ainda a serem divulgadas. 
A equipe organizadora fica responsável por decidir a programação do evento, buscar possíveis patrocinadores, garantir alojamento para os congressistas de outros Estados, entre outras funções, sendo portanto encarregada de assegurar a realização do ENAV de forma satisfatória para todos os seus participantes. 

TEMÁTICA E PROPOSTAS

O objetivo geral do ENAV como um todo é inserir e aprofundar o estudante de Naval em assuntos e temas que dizem respeito a essa área, abrangendo aspectos tanto acadêmicos como também relativos ao mercado de trabalho, permitindo um maior e melhor entendimento das possibilidades de atuação do Engenheiro Naval. Para isso, são realizadas atividades variadas, como palestras com profissionais e especialistas, minicursos, workshops, visitas técnicas e rodas de conversa entre os estudantes. 
Para essa edição, a temática central escolhida é “o futuro e o presente do setor naval no Brasil”, tendo em vista as mudanças do cenário econômico-político atual e as novas perspectivas para a indústria e o mercado naval.

ONDE E QUANDO

O ENAV será sediado na cidade de São Paulo, dentro da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (CUASO), que abriga a Universidade de São Paulo (USP) na Escola Politécnica. A Universidade está localizada na Zona Oeste da cidade, e seu acesso é facilitado pela ampla rede de transportes, tanto ônibus quanto metrô, que existe nessa região.

O ENAV terá início no dia 29 de outubro, e se extenderá até o dia 01 de novembro. 

COMO PARTICIPAR

Para estudantes de São Paulo, oferecemos o pacote completo do evento, com todas as atividades inclusas. 
Já para os estudantes fora de São Paulo que têm interesse em participar do ENAV, oferecemos pacotes que incluem também alimentação, transporte (local) e alojamento, a preços acessíveis. Você pode conferir os valores na seção "Credenciamento".
Caso você seja estudante e interessado, mas acredita não ser capaz de arcar com os custos do evento, entre em contato conosco aqui que, em sigilo, avaliaremos sua situação.

apoio

patrocínio

PATROCINADOR PREMIUM

organização

  • Facebook - círculo cinza
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn